Como contribuir com o desenvolvimento do core do WordPress

O objetivo dessa palestra é apresentar a organização do desenvolvimento do core do WordPress visando estimular a participação de novos desenvolvedores brasileiros nesse processo.

Serão discutidas as ferramentas básicas que alguém que está começando precisa conhecer para enviar seu primeiro patch. Em especial o Trac, o Slack, o repositório wordpress-develop, o grunt patch e o make.wordpress.org.

O potencial didático do WordPress no ensino-aprendizagem de Programação

Tomando por base a minha trajetória profissional, de pesquisador e professor da área de Ciências Humanas para depois desenvolvedor WEB, pude reconhecer o grande potencial didático do WordPress no ensino-aprendizagem de diversos assuntos ligados ao universo da programação. É claro que é disso que se trata o ambiente em si, uma ferramenta ágil voltada para a programação de sistemas, mas vale reforçar o seu papel didático para o entendimento e desenvolvimento dessas habilidades e competências, especialmente para estudantes e/ou iniciantes na área de Tecnologia da Informação. O objetivo deste “talk” é justamente reconhecer o valor educacional da ferramenta e de tudo que a envolve (documentação, tutoriais, suporte, etc) como sendo parte de uma grande comunidade E-learning. Sem dúvida, o WordPress tem contribuído muito na formação dos profissionais de TI nos dias atuais.

Armored WordPress

Vamos mostrar recomendações práticas de como deixar seu WordPress no ar com mais segurança, desde o registro do domínio, na aplicação, no monitoramento e na infraestrutura que suporta seu site/blog.

SEO para WordPress: da implementação ao teste

Dicas e técnicas de SEO e Performance para aplicar em seus sites WordPress, a fim de melhorar a indexação nos buscadores. Posteriormente às implementações, vamos ver algumas maneiras e ferramentas para testarmos as melhorias realizadas, gerando relatórios e comprovações de que fizeram efeito.

Criando web-components interoperáveis com Vue.js para o WordPress

Vou iniciar explicando o que são os single file components do Vue, depois vou explicar como importar arquivos .vue no WordPress sem compilação e com suporte a scoped CSS, para usá-los como componentes no WordPress através da api shadow-dom e Custom Elements. Por fim vamos ver como enviar dados do WordPress para os componentes recém criados.